sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Fauna e Flora

FAUNA


A África, onde os seres humanos se originaram, mostra evidências talvez porque a coevolução de animais de grande porte juntamente com os primeiros seres humanos desde o tempo suficiente para que eles desenvolvam defesas eficazes A sua situação nos trópicos poupou também a partir da Era Glacial e o clima não mudou muito.
Há grandes lacunas de conhecimento humano sobre invertebrados africanos. África Oriental tem uma fauna de ricos corais com cerca de 400 espécies conhecidas. Mais de 400 espécies de equinodermos e 500 espécies de Ectoproctos vivem lá também bem como um especies de Cubozoa. De nematoides, o Onchocerca volvulus,Necator americanusWuchereria bancrofti e Dracunculus medinensis são parasitas humanos. Algumas importantes de plantas parasitas nematodes (Onychophora PeripatusPeripatopsis e Opisthopatus )vivem na África.
Cerca de 100 mil espécies de insetos foram descritas a partir de sub-saariana, mas há muito poucas visões da fauna como um todo (estima-se que os insetos africanos fazem cerca de 10-20% das riquezas de espécies de insetos globais, e cerca de 15% das descrições de novas espécies vêm de trópicos africanos )
A África é o continente mais rico de peixes de água doce, com cerca de 3000 espécies.
Os lugares mais ricos em espécies de camaleões é Madagascar
Lá vivem (temporariamente ou permanentemente) mais de 2600 aves de espécies em África (cerca de 1500 deles são passeriformes).São 114 espécies ameaçadas de extinção
 Nas regiões arborizadas e ervosas vivem numerosas espécies de antílopes e outros mamíferos, como zebras, girafas, búfalos, elefantes e diferentes macacos. No que diz respeito aos carnívoros, figuram o leão, o guepardo, o leopardo, a hiena, o chacal e o suricato.

FLORA

As paisagens africana são formadas pelos imensos espaços abertos da pradaria e da savana. 
Nessas regiões as chuvas são peridíocas e são importantes para a vegetação e para a fauna variada existente. 
Outros ambientes naturais africanos são as planicies poeirentas e os desertos constantemente atravessados pelas caravanas Tuaregues. 
A vegetação africana está muito ligada ao clima, por isso podemos distinguir nesta região três zonas com características muito diferentes.
A Floresta Virgem está situada na parte central de África (equador) e apresenta uma grande variedade de espécies animais e vegetais.
As temperaturas e as precipitações são elevadas e favorecem, apesar da pobreza dos solos, o crescimento de uma vegetação exuberante com árvores de madeira duras, que atingem frequentemente 50m de altura, e grande abundância de lianas e de epífitas.
A sua madeira é muito apreciada como por exemplo:
- o ébano
- o acaju
- a teca
A Savana cresce na continuação da floresta e ocupa a maior parte do território africano. Encontramos primeiro a savana húmida e logo em seguida a savana seca.
Pouco a pouco as estepes secas dão lugar às estepes salinas, o que acontece tanto a norte como a sul com a extrema aridez do Sara e do Calaari, respectivamente.
Estas regiões têm ervas muito altas, entre as quais grandes árvores como o sicómoro.
Na savana a maioria dos terrenos são planaltos e planícies. Entre as planícies de vez em quando há grandes fendas.
As planícies são muito férteis e as árvores são muito diferentes das nossas. Há menos poluição. A água é limpa e as paisagens são lindas.
Há muito calor e a relva é muito arenosa.
As planícies são demasiado secas para muitas plantas. Poucas árvores crescem nas planícies de pastagem, porque o solo é demasiado seco e arenoso.
Os  embondeiros são um exemplo das plantas desta região porque armazenam a água nos troncos.
O deserto do Sara é o mais extenso do mundo e devido às suas grandes mudanças de temperatura a sua vegetação é escassa. Pode não chover durante muitos anos num deserto.

Fonte: (1) (2) (3)


3 comentários: