terça-feira, 21 de outubro de 2014

Relevo e Hidrografia

RELEVO

 O relevo da África é caracterizado por planalto constituidos por rochas muito antigas, resultantes das ações erosivas nas antigas elevações. Os planaltos possuem uma área mais desgastada que é uma grande linha de fraturas(Rift Valley), e essa grande linha é ocupada por muito lagos como o Alberto, o Tanganica, Niassa e o Vitória.Em tempo de cheia esses lagos ajudam muito para a agricultura no país. O Rift Valley tem um vasto sistema de fossos tectônicos, por isso as varias montanhas e elevações. Boa parte dos picos da África tiveram ou tem ação vulcânica - destaque para o monte Kilimanjaro -  e um quarto do território é tomado pelo deserto do Saara, o maio deserto do mundo.

HIDROGRAFIA
A hidrografia africana conta com rios mal distribuídos, que nas epócas de seca chegam a secar completamente. A única exceção é o rio Nilo, que não perde seu fluxo, afirmando assim o seu lugar como o rio mais importante da África. 
Diferente dos rios de outros continentes, a maioria dos rios africanos nasce próximo ao oceano, mas no lugar de irem diretamente ao oceano, aumentam o trajeto fazendo curvas e contornos bastante externos.
Além do nilo, os rios mais importantes da África são o Congo, o Zambézia, o Orange, o Senegal, o Limpopo e o Zaire.


FONTE:(1) (2) (3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário